Welcome to our Blog

The daily Post

Read Our Blog

A importância da semântica no desenho da estratégia

Toda empresa, produto ou serviço possui semântica. Uma espécie de DNA, no qual parte é herdado da indústria no qual ele está inserido, e parte é pessoal e intransferível.

Ao decupar os temas e sub-temas contidos no jogo de palavras é possível identificar padrões que auxiliarão nos rumos da comunicação.

The Semantic Tree

Elon Musk uma vez perguntado sobre como ele conseguia adquirir tanto conhecimento em um curto espaço de tempo e ainda não desperdiçá-lo, respondeu (em tradução livre) que é importante enxergar o conhecimento como uma espécie de árvore semântica, identificando com clareza os princípios fundamentais (tronco, galhos) antes de seguir diretamente para os detalhes (folhas), porque senão não há como sustentá-los.

Eu sou fã desse modelo mental. Já o aplico faz alguns anos e ele serviu de inspiração para o desenvolvimento de uma metodologia que ajuda a entender o significado de uma empresa, produto ou serviço, e como organizar e sustentar a produção de conteúdo de maneira conectada aos objetivos estratégicos.

“..é importante enxergar o conhecimento como uma espécie de árvore semântica, identificando com clareza os princípios fundamentais (tronco, galhos) antes de seguir diretamente para os detalhes (folhas), porque senão não há como sustentá-los.”

Identificando as raízes, o tronco e os galhos

Entender o que é macro, o que é micro, qual o devido esforço a ser empregado e qual momento para se dedicar a cada assunto não é tarefa simples e tira o sono de muita gente. Identificamos 6 etapas chaves nesse processo de entendimento dos significados:

 

No alt text provided for this image

 

1) IDENTIFICAR, onde se define tudo que vai drivear a comunicação: o target, o(s) objetivo(s), realiza-se um discovery de palavras e mapea-se os canais de comunicação (plataformas) que serão utilizados. 2) HIERARQUIZAR, onde a árvore semântica de temas e seus sub-temas ganha forma. 3) CLASSIFICAR, momento que é preciso classificar o conteúdo organizado de acordo com os objetivos definidos. 4) PRODUZIR, mãos à obra para produzir o conteúdo já estruturado com clareza sobre os formatos e as linguagens necessários. 5) DISTRIBUIR, escoar a produção através das plataformas mapeadas. 6) MEDIR, avaliar o desempenho da produção. Para poder ser o mais assertivo possível na avaliação e promover as regulagens necessárias, é importante sempre levar em consideração o conjunto de fatores: relevância do tema, o formato, a linguagem e a plataforma.

Para a árvore semântica dar frutos vai depender da quantidade de energia empregada ao longo da cadeia. Identificar claramente a sua estratégia cria o mecanismo de proteção contra o sedutor efeito manada nas mídias sociais e no marketing digital. A razão do investimento de qualquer esforço em produção de conteúdo precisa estar justificada a um objetivo.

Os pilares da narrativa

Não basta organizar. Para usar com consciência é preciso classificar. Um conteúdo não classificado pode atrapalhar mais do que ajudar se não obtiver critérios bem estabelecidos de acordo com os objetivos que se deseja atingir.

 

No alt text provided for this image

É nesse contexto que é importante determinar sob quais pilares a narrativa estará ancorada. Ela tem o papel de um hub semântico que conecta os objetivos, os temas e as plataformas.

As plataformas são meios e têm como função fazer chegar ao seu público a mensagem que a você deseja transmitir, e não o contrário. O erro mais comum quando se desenha um calendário de publicação de conteúdo é pensar nas resultantes como ponto de partida, invertendo os fins com os meios.

É importante determinar sob quais pilares a narrativa estará ancorada. Ela tem a função de hub semântico conectando os objetivos, os temas e as plataformas.

O protagonismo da Estratégia

Em meio à tanta incerteza sobre o futuro que a maior crise de confiança vista pela nossa geração nos apresenta, pensar em investimento em comunicação demandará cada vez mais assertividade sobre uma pergunta chave: Por que comunicar?

 

No alt text provided for this image

 

Estressar o questionamento sobre a raiz do problema que a comunicação precisa resolver ajuda a ter clareza sobre o caminho a ser percorrido para geração de valor ao target. A falta de investimento no WHY gera ausência de respostas ao WHAT, WHERE, HOW, WHEN e WHO, resultando em desperdício de tempo, dinheiro e desmotivação do time.

Escassez demanda estratégia. E com as verbas cada vez mais enxutas e disputadas, estará mais bem posicionado o gestor que compreender que investir em estratégia passa a ser mandatório como mecanismo garantidor para a tomada de decisão.

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM

Saiba mais sobre nosso trabalho nos enviando uma mensagem